Projeto de extensão Programa de Apoio ao Intercambista (PAI) realizou Cerimônia de Boas-vindas 2019.1 no auditório da Reitoria

Data de publicação: 2 de maio de 2019. Categoria: Notícias

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFC (PROINTER), com o apoio do Programa de Apoio ao Intercambista (PAI), realizou na terça-feira (16/04/2019) a tradicional Cerimônia de Boas-vindas. A atividade é direcionada aos estudantes estrangeiros em intercâmbio na Universidade Federal do Ceará (UFC). Em sua 13ª edição, trata-se da primeira cerimônia após a institucionalização do programa PAI pela Pró-reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) e também a primeira edição do evento realizada no auditório da Reitoria. Estiveram presentes cerca de 30 estudantes intercambistas, oriundos de vários países, como Cabo Verde, Camarões, Colômbia, Costa Rica, França, Guiné-Bissau e Itália.

O evento contou com a presença do grupo Verso de Boca, que pôde apresentar e representar por meio da poesia um pouco das produções de autores lusófonos como Fernando Pessoa e nordestinos como Patativa do Assaré.

Ao iniciar o evento, a coordenadora de Mobilidade Acadêmica, Profª Dra. Talita Vasconcelos, reforçou que a acolhida e o suporte ao estudante em intercâmbio na UFC é extremamente importante e está em plena consonância com os anseios da universidade para os próximos anos. Ela destacou ainda, de forma quantitativa, o alcance atingido pela UFC através de seus projetos de extensão.

O evento contou também com um momento para apresentação da cidade de Fortaleza, destacando informações sobre a população, transporte, assistência de saúde e pontos turísticos. Esse momento foi conduzido pelos bolsistas do PAI.

O PAI é um projeto de extensão realizado em parceria com a PROINTER-UFC. O programa tem como objetivo auxiliar, integrar e orientar estudantes intercambistas, em mobilidade acadêmica na UFC, nos seus primeiros momentos em Fortaleza e na Universidade, e, em contrapartida, proporcionar aos estudantes da UFC, na condição de padrinhos e madrinhas dos intercambistas, uma troca de experiências culturais e acadêmicas.

O intercambista costarriquenho Octavio Garcia, em seu depoimento durante a cerimônia, compartilhou com os presentes um pouco de como foi a assistência recebida pelo programa em 2018.1, ano que iniciou o mestrado em Filosofia na UFC.

“Com minha madrinha conheci meu Campus, conheci o Dragão do Mar, conheci Beira Mar, conheci o carnaval, conheci a vida dos estudantes universitários no Brasil, conheci muitos dos costumes e o jeito de ser dos brasileiros, e acolhedores que são os cearenses. Com certeza ajudaram e ajudaram muito. E ainda hoje oferece, minha madrinha, a sua ajuda sem hesitar, já não como madrinha, mas como amiga. Isto é importante, pois nós, os que estamos longe de casa, não somente necessitamos trâmites migratórios e onde morar, mas também amizades”, pontuou o intercambista, em relação à assistência de sua madrinha, estudante de graduação do curso de Letras Português-Francês, Maria Juliana.

Atual bolsista e madrinha do programa, estudante de engenharia civil na UFC, Emanuella Lima, em seu depoimento durante a cerimônia, destacou o quanto sua participação como madrinha lhe proporcionou acesso a uma parte da universidade e da cidade até então desconhecida por ela e seus amigos.

Sobre o Programa de Apoio ao Intercambista

O programa foi criado em 2010 por três estudantes de administração da UFC, entre eles, Ítalo Cavalcante, que ao retornar ao Brasil, após intercâmbio na Alemanha, começou a auxiliar os alunos estrangeiros que iam fazer intercâmbio em seu campus, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), no que diz respeito à emissão de documentos para matrícula, localização de residência próxima ao campus, deslocamento até o campus e outras demandas.

Em 2011, Ítalo e outros dois estudantes, com o apoio da diretoria da FEAAC, viabilizaram a formalização do projeto vinculado a essa mesma diretoria e iniciaram uma etapa experimental do programa com a seleção dos primeiros padrinhos e madrinhas voluntários. Nos anos seguintes, o programa ampliou o número de voluntários. Passaram a participar estudantes dos campus Benfica, Pici e Porangabuçu, atingindo o número de 600 padrinhos e madrinhas envolvidos até 2019.1. Em 2017, houve uma reunião com o Reitor da UFC para o processo de institucionalização oficial do programa. No ano seguinte, o PAI é institucionalizado pela UFC e vinculado à PROINTER. Desde sua criação em 2010 até os dias atuais, o PAI prestou assistência para mais de 840 intercambistas.

O programa adota o chamado “apadrinhamento”, em que um estudante da UFC torna-se padrinho ou madrinha voluntário(a) de um estudante intercambista a partir de uma seleção que leva em consideração um alinhamento da área de estudo e idioma, dentre outros aspectos. Todos os semestres o programa realiza seleção de novos padrinhos e madrinhas voluntários. Ficou interessado? Acompanhe nossas redes sociais e fique atento a próxima chamada para seleção de voluntários.

Fonte: Coordenadoria de Mobilidade Acadêmica – PROINTER/UFC