Programa Escolas de verão França Excelência para mestrandos

Data de publicação: 4 de abril de 2018. Categoria: Notícias
CAMPUS France 2018

A Embaixada da França apoia a organização de escolas de iniciação à pesquisa por universidades francesas, dirigidas a um público de estudantes brasileiros.

Por meio do programa “Escolas de verão França Excelência”, estudantes de nível mestrado poderão beneficiar-se do know-how francês para iniciar-se à pesquisa e ao mesmo tempo descobrir a França e assim preparar, da melhor forma, suas entradas futuras no doutorado em laboratórios franceses.  O objetivo dessas escolas é favorecer o contato entre estudantes brasileiros e supervisores franceses, constituindo um intermediário entre os meios específicos, mas onerosos e restritos (contato científico existente, bolsa de mestrado 2), e um contato limitado com uma simples “adequação” de um projeto a um perfil. Por meio dessas escolas de verão, os candidatos poderão identificar um assunto de pesquisa e um supervisor de tese para preparar seus projetos durante o último ano de mestrado.

O princípio escolhido é de acolher estudantes brasileiros matriculados em mestrado em uma universidade brasileira para um mês de estudo focalizado em uma universidade francesa. Esses estudantes seguirão um programa composto principalmente de cursos de nível mestrado 2, ensinados em inglês, centrados em uma temática especifica e oferecidos por professores-pesquisadores vindos de diferentes universidades.

Veja abaixo a lista das escolas de verão oferecidas em 2018.

As escolas de verão incluirão trabalhos práticos supervisados, módulos de iniciação para pesquisa com doutorandos e pesquisadores (futuros supervisores desses potenciais doutorandos), cursos de francês e uma introdução à cultura francesa. Um sistema de financiamento – bolsas atribuídas pela Embaixada da França no Brasil para os melhores candidatos – poderá cobrir os custos ligados à inscrição do curso e outros benefícios em função da escola. No entanto, as despesas para a viagem serão a cargo dos estudantes.

Os custos geralmente incluem:

• Cursos científicos;
  • Sessões de iniciação à pesquisa em um formato adaptado à disciplina estudada;
  • Aulas de francês (língua estrangeira);
  • Atividades culturais escolhidas;
  • Se a escola é desenvolvida em lugares diferentes, a prestação inclui custos de transporte entre os dois locais;
  • Transporte local (incluindo trajetos para visitas culturais);
  • Alojamento em locais adaptados, perto do prédio dos cursos;
  • Refeições.

Notem que  pode haver ligeiras exceções dependendo da universidade.

As candidaturas deverão imperativamente ser mandadas por e-mail summerschoolfrance-brazil@ambafrance-br.org antes de dia 6 de maio de 2018.

Documentos obrigatórios:

• Formulário;
  • Copia do passaporte;
  • Currículo em inglês (uma página);
  • Documento opcional: uma carta de recomendação elaborada por algum professor

Escolas oferecidas em 2018 (em inglês):

CHEMISTRY:

Green and sustainable chemistry

Université de Strasbourg

LIFE SCIENCE:

Plant Health and Quality

Université d’Angers

Impact of Food Processing on Human Health

Université Lille Nord de France/ Université Lille 2

From single molecule to cell, from fundamental to applications: Health-Biotechnologies-Nanosciences

Université Paris Saclay/Université d’Evry Val d’Essonne, Genopole