PortuguêsEnglish

Informações Gerais sobre Tradução de Documentos

Não é atribuição da PROINTER realizar traduções ou revisões de documentos de qualquer natureza. A Pró-Reitoria apenas oferece o serviço de conferência de traduções de documentos como históricos escolares, diplomas, atestados de matrícula e declarações emitidos pela UFC, e solicitados por alunos, servidores técnico-administrativos e professores para fins de realização de mobilidade acadêmica internacional.

O prazo para a referida conferência é de 72 horas úteis, salvo em situações excepcionais de excesso de demanda. O interessado deverá apresentar os documentos originais e suas respectivas traduções. Caso algum erro seja encontrado, indicaremos as alterações que devem ser feitas no documento traduzido, devendo o interessado efetuá-las e reapresentar o documento original, a primeira versão da tradução e a versão refeita para que seja feita uma nova conferência (com novo prazo de 72 horas úteis para a nova conferência, a partir da entrega da versão refeita). O serviço é oferecido nas línguas inglesa, espanhola, alemã e francesa. Por lei, somente tradutores juramentados podem realizar a tradução de documentos oficiais. Caso o interessado precise de tradução de documentos de qualquer natureza que não tenham sido emitidos pela UFC, deverá entrar em contato diretamente com esses profissionais:

Modelos adotados pela UFC para traduções de documentos acadêmicos:

Para os modelos de documentos não disponibilizados aqui, as solicitações devem ser realizadas através do e-mail tradutor@prointer.ufc.br

ATENÇÃO:

1. Após a edição, os arquivos devem ser exportados/salvos como .PDF e só então impressos. Não utilize a impressão diretamente da ferramenta. Após a impressão, verifique a consistência e a formatação das informações conforme os documentos originais em português. Em caso de dúvida, entrar em contato com a PROINTER.
  2. É possível que existam diferenças entre as informações-padrão contidas nos modelos e as informações dos documentos originais (por exemplo: endereços, nomes de departamentos e cargos de servidores, autorizações de cursos, carimbos). Verificar se a tradução está de acordo com o documento original antes de solicitar a conferência.

A realização do serviço para alunos e servidores técnico-administrativos e docentes dos campi de Fortaleza é estritamente presencial. Não recebemos a documentação por e-mail, nem fazemos a impressão dos documentos dos interessados.

Atendimento na PROINTER

Os horários de atendimento na PROINTER são: das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h.

Para ter acesso ao prédio da Reitoria é necessário vestir roupa adequada (não é permitida a entrada com shorts e vestimentas casuais similares).