Abertas oportunidades para doutores das áreas de ciências sociais e humanas

Data de publicação: 20 de dezembro de 2017. Categoria: Notícias

Pesquisadores doutores das áreas de ciências sociais e humanas vinculados a universidades e instituições de pesquisa sediados no Brasil podem concorrer a duas oportunidades internacionais. Estão abertas até o próximo dia 20 de dezembro as Chamadas Newton Mobility Grants e Newton Advanced Fellowship 2017, que oferecem apoio à mobilidade acadêmica e a projetos de pesquisa científica.

As ações são realizadas em parceria com o Reino Unido, dentro do escopo de atividades da cooperação estabelecida entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a British Academy, com financiamento do Fundo Newton (iniciativa do governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros por meio de pesquisa, ciência e tecnologia).

Entre os objetivos das chamadas estão o desenvolvimento de comunidades científicas que possam contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos países envolvidos na chamada, transferência de habilidades e conhecimento, fortalecimento da pesquisa de excelência e das redes e grupos de pesquisa, além do estabelecimento de links entre pesquisadores dos dois países em longo prazo. Além do Brasil, também participam das chamadas México, África do Sul e Turquia.

Podem participar pesquisadores de qualquer estado brasileiro. A proposta precisa, necessariamente, ter um pesquisador aplicador no Brasil e um coaplicador no Reino Unido. Ambos precisam ter PhD ou experiência equivalente e possuírem vínculo com universidades ou instituições de pesquisa de seus respectivos países. Mais detalhes estão disponíveis na seção “Eligibility Details” de cada chamada.

Para a Chamada Newton Mobility Grants serão financiados pelo Fundo Newton até 10 mil libras pelo período de um ano. Os valores cobrem custos com viagens e de manutenção, além de mobilidade, na forma de visitas ou intercâmbios, como parte das propostas, em ambos os sentidos.

Já para a Chamada Newton Advanced Fellowships serão financiadas pelo Fundo Newton até 37 mil libras por ano em cada projeto, por no máximo dois anos, incluindo salário para o pesquisador principal, custos com viagens e acomodação, custos com treinamento e com pesquisa.

Acesse aqui a Chamada Newton Mobility Grants: http://confap.org.br/news/wp-content/uploads/2017/11/Newton-Mobility-Grants-Scheme-Notes-RD3-2017-Brazil-Mexico-South-Africa-and-Turkey-Final-Version-revised-21.11.17.pdf